Na tarde de hoje, 19, o prefeito Carlos Alberto Bohn assinou decreto municipal (número 4.527) determinando racionamento de água em função da forte estiagem que castiga o Município.

Prefeito Carlos Bohn assinou decreto

A determinação leva em conta a falta de água em todo o Município que compromete serviços essenciais de abastecimento para a população e aos animais e a diminuição das reservas hídricas e lençóis freáticos. O objetivo do decreto é evitar colapso no abastecimento. As medidas de conscientização e apelo por parte das associações hídricas não vem surtindo efeito integral, tendo em vista as constantes denúncias, inclusive em redes sociais, de utilização da água para lavagem de carros, calçadas, entre outros.

Fica proibida a utilização de água potável da rede pública e de poços artesianos pelo prazo de 30 dias ou até que se reestabeleça a normalidade dos recursos hídricos para os seguintes fins:

– lavagem de veículos automotores de qualquer espécie

– irrigação de gramados, jardins e floreiras, bem como qualquer outro uso que possa significar o uso não prioritário

– reposição total ou troca de água de piscinas de entidades, associações ou residências

– lavagem de calçadas e telhados de prédios comerciais, industriais ou residenciais

O decreto define que as associações hídricas estão autorizadas a aplicar as penalidades de advertência e/ou multa, limitada ao valor de R$ 230,00 para aqueles que descumprirem as normas. Em caso de reincidência, a multa pode ser acrescida em 100%.

REDES

A população de Mato Leitão, cidade e interior, são atendidas pelas associações Asagua (perímetro urbano); Duque de Caxias; Santo Antônio; São José (Arroio Bonito); Aurora (Sampaio Baixo) e Travessão Boa Esperança Alta.