A partir do próximo ano a atuação dos professores nas escolas seguirá novas regras estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A elaboração do documento teve diversas etapas e, nesta semana, foi concluída a fase local com apresentação do Documento Orientador Municipal (DOM).

As professoras Simone Silberschlag e Sandra Elise Kroth Stertz atuaram na montagem do relatório local tendo como base os documentos elaborados em nível nacional e estadual. A nova BNCC foi também debatida, inclusive recebendo sugestões, dos educadores em quatro encontros ao longo deste ano, chamados de ‘Dia D’ (dia de decisões). Para 2020 estão previstas mais duas reuniões.

“É um olhar diferente para a educação. Teremos muitos desafios na busca pela qualidade. O documento vai nortear o nosso trabalho”, citou Sandra Stertz. Detalhes da BNCC foram apresentados em audiência pública na Câmara de Vereadores, terça-feira (22), com a presença do prefeito Carlos Alberto Bohn, secretária de Educação Júlia Theisen, educadores e vereadores.

O Documento Orientador Municipal, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será agora remetido ao Conselho Municipal de Educação para avaliação e votação.

10 COMPETÊNCIAS BNCC

Pensamento crítico; conhecimento; repertório cultural; comunicação; cultura digital; autogestão; defesa de ideias; autocuidado; cooperação e autonomia.