Em Mato Leitão são desenvolvidas durante o ano diversas atividades no Programa Municipal de Educação Fiscal, que tem como objetivo principal informar aos cidadãos a função socioeconômica dos tributos, através da parceria entre as secretarias de Finanças e Educação. Uma das ações envolveu crianças da Escola Infantil Vó Olga.

A turma do Nível 4 C, acompanhados das professoras Rejane Scheibler e Tainá Lermen, recebeu o mascote ‘Feijão Mágico’ que auxiliou no projeto com sementes. O feijão foi explorado por suas características (uso na alimentação) e também pela história ‘João e o Pé de Feijão’. Cada criança pôde plantar sementes e conhecer o processo de germinação da planta.

Em suas pesquisas, os alunos descobriram que é possível fazer um bolo com feijão, que acabou se tornando o desafio para turma. Na roda de conversa, a professora montou a lista com os ingredientes para desenvolver a receita. Após debates, os alunos decidiram ir ao supermercado para adquirir os produtos e observar a necessidade do dinheiro para efetuar a compra. Um dos ensinamentos envolveu diretamente o feijão, que precisa ser cultivado, colhido, embalado para depois ser vendido no comércio.

Atividades em sala de aula

Ao final das compras, os alunos pediram nota fiscal, representando que as crianças estão contribuindo com os impostos e que, esse tributo, auxilia na compra da merenda escolar servidas nas escolas do Município. O mascote ‘Feijão Mágico’ está inclusive visitando as casas dos alunos para contar a sua história!

Mascote Feijão Mágico

O QUE É

Educação Fiscal é um programa que visa compartilhar conhecimento e interagir com a sociedade sobre a origem, aplicação e controle dos recursos públicos, a partir de uma abordagem didático-pedagógica interdisciplinar e contextualizada, capaz de favorecer a participação social.