No último dia 23 de outubro, a Secretaria Municipal de Finanças, juntamente com a Escola Santo Antônio de Pádua (SAP, realizou uma palestra sobre Educação Fiscal com alunos do 5º Ano. A atividade faz parte do Programa de Educação Fiscal, sendo que o educandário de Santo Antônio já desenvolve trabalhos nessa área com seus alunos.

O objetivo do programa é despertar nas crianças e jovens em idade escolar, o conhecimento e o interesse sobre as questões fiscais e a importância dos tributos no desenvolvimento da sociedade. Servidores públicos da Prefeitura abordaram diversas questões como: por que se paga impostos; o que é feito com esses recursos arrecadados; como é feita a fiscalização da aplicação dos recursos; quem são os responsáveis pela fiscalização; como ocorre a participação cidadã; transparência; orçamento público; investimentos; responsabilidades; sonegação e corrupção; programas de Educação Fiscal e combate a sonegação; Nota Fiscal Gaúcha; entre outras.

“A participação dos alunos foi intensa, considerando o nível dos questionamentos. Eles já estão trabalhando o tema na escola e buscam mais informações. Tudo isso propiciou uma ampla discussão”, avaliou o secretário de Finanças Cleberton Ferreira da Silva.

Secretário Cleberton Ferreira da Silva repassou orientações

SAIBA MAIS

O trabalho de Educação Fiscal é coordenado pelo Grupo de Educação Fiscal composto por servidores das secretarias municipais de Finanças e Educação, Cultura e Desporto.