O decreto de Situação de Emergência assinado pelo prefeito Carlos Alberto Bohn em janeiro, por conta da forte estiagem, foi homologado pelo governo do Rio Grande do Sul.

O decreto do governador Eduardo Leite foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 13 de março. Sem chuvas expressivas desde outubro ao ano passado, Mato Leitão acumula prejuízos no setor primário acima de R$ 10 milhões. Na cultura do milho a estimativa é de perdas acima de 45% numa área estimada de 2,5 mil hectares. Secretaria da Agricultura e Emater acreditam que 469 famílias do interior estão sendo atingidas diretamente pela estiagem.

ÁGUA

As associações que trabalham no abastecimento da população seguem solicitando o bom senso e uso racional da água. As práticas de lavar carros, calçadas, telhados, molhar gramados e até enchimento de piscinas não devem ser realizados neste momento considerado de alerta.

INTERIOR

Equipes das Secretarias de Obras e Agricultura mantém trabalhos no interior para auxiliar agricultores com serviços de máquinas objetivando ampliar e melhorar reservatórios de água para garantir o abastecimento dos animais.