Inaugurada em dezembro de 2018, a SS Orquídeas está ampliando sua estrutura com uma nova estufa para cultivo da flor símbolo de Mato Leitão. A empresa foi o primeiro empreendimento na área industrial implementado pelo atual governo municipal, nas margens da RSC-453.

O casal Silvio e Susete Jaeger confirmou investimento de aproximadamente R$ 100 mil envolvendo montagem da estrutura de 360 metros quadrados e novas plantas. Com a conclusão desta etapa a SS Orquídeas passará a ter 720 metros quadrados em estufas para produção e comercialização de plantas. “Estamos muito satisfeitos com o resultado da empresa até o momento. O esforço e dedicação é grande. Com esse novo ambiente teremos melhores condições para ampliar a exposição das plantas, receber melhor as excursões e visitantes, além de ampliar a oferta de cursos sobre cultivo da orquídea”, disse Silvio. Atualmente, revela o empresário, são cerca de 15 mil plantas de várias espécies na SS Orquídeas.

LIVE

Duas vezes por mês, sempre em sábados à tarde, a SS Orquídeas realiza live (transmissão ao vivo de áudio e vídeo pela internet) para divulgação e comercialização de plantas.

A modalidade foi adotada pela empresa como alternativa frente às restrições impostas pela pandemia coronavírus (Covid-19). “Começamos em maio de 2020 e, com certeza, impulsionou nossos negócios. Conseguimos fidelizar clientes pelo Brasil e expandimos a nossa marca e o município de Mato Leitão. Hoje somos reconhecidos por pessoas e outros orquidários pela qualidade das plantas”, afirmou.

Silvio Jaeger ressalta que as lives oportunizam uma interação com os clientes que não precisam sair de casa. “A pandemia forçou de certa forma as pessoas a ficar em casa. E, com isso, muitas acabaram descobrindo as orquídeas. O interesse pela flor está aumentando”, disse.

Na última live, dia 18, a SS Orquídeas comercializou mais de 300 plantas. “Em média são 360 pessoas que nos acompanham no conforto de suas casas. Já tivemos um mesmo cliente adquirindo 34 orquídeas”, lembrou. A empresa conquistou clientes em Rondônia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, além de diversas cidades do Rio Grande do Sul. “Em média são quatro plantas vendidas por pessoa. Após a live entramos em contato para confirmar a venda e depois montamos uma logística para a entrega através de transportadora. Tudo precisa funcionar. Priorizamos a satisfação do cliente que, com certeza, fará novas compras no futuro além de recomendar a SS Orquídeas para amigos e familiares”, completou.

VISITA

O primeiro orquidário comercial de Mato Leitão recebe também visitas de pessoas, residentes nas mais diversas cidades gaúchas. Silvio Jaeger cita excursões de Carazinho, Passo Fundo, Sarandi, Porto Alegre, Campo Bom, Caxias do Sul, Sete de Setembro, Paraíso do Sul, São Lourenço do Sul, Pelotas e cidades de toda a região.

SAIBA MAIS

LEI ESTADUAL

Em 05 de abril de 2010 entrou em vigor a lei estadual 13.405 que declara Mato Leitão como Cidade das Orquídeas. O projeto foi de autoria da deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB).

 ÁREA INDUSTRIAL

A ocupação da área industrial (6 hectares), margens da RSC-453, começou em 2018 com a SS Orquídeas. Já funcionam na área industrial as empresas Metalúrgica Pündrich (Metal Serve), Fabimar Confecções e PSG Indústria e Comércio de Vidros. A quinta empresa, que vai iniciar obras em breve é a Arte de Fazer Negócios (Balcão de Eletros que comercializa produtos Venax), com um investimento inicial de R$ 2 milhões na sede própria.