Os municípios gaúchos já podem começar a vacinar com a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 os idosos acima de 60 anos, desde que preenchido o intervalo de quatro meses desde a última dose.

A ampliação busca manter os baixos índices de casos graves e óbitos pela doença na faixa etária mais suscetível à pandemia. A segunda dose de reforço deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer ou com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço.

MATO LEITÃO (casos)

– 1.431 casos positivos

– 04 ativos

– 01 criança positiva ativa

– 07 novos casos entre 12 e 16 de maio

GRIPE

Segue o trabalho de imunização das pessoas contra a gripe. A vacinação foi ampliada para crianças de 5 a 9 anos completos e adultos acima de 55 anos. O Rio Grande do Sul já registrou este ano 272 casos de internações, sendo 41 óbitos, em virtude da Influenza.

Mais de 590 idosos já receberam a dose contra a gripe em Mato Leitão, índice de 67%. Nos demais grupos a procura está baixa na UBS Central. O índice no grupo das crianças é de 36%, 39% para doentes crônicos, por exemplo.