A estudante do 7º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua, Quéren Assis Kroth, 13 anos, foi a vencedora do concurso organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto para escolher a ilustração da 19ª Feira Municipal do Livro.

O evento será realizado nos dias 6, 7 e 8 de julho, na Seubv, e envolverá estudantes e a comunidade. O concurso foi destinado aos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, ou seja, envolveu alunos do 6º ano ao 9º da Emef Santo Antônio de Pádua e do Colégio Estadual Poncho Verde, únicos educandários do município que oferecem essa etapa de ensino. No total 40 desenhos foram finalistas.

Os trabalhos foram pré-selecionados pelas equipes diretivas e conselheiros escolares das instituições de ensino e, depois, uma comissão escolheu a ilustração vencedora. Conforme consta no regulamento do concurso, os desenhos deveriam transmitir uma ideia ou pensamento referente à temática da Feira do Livro, que neste ano é ‘Histórias, encantamento e magia’.

Os critérios para o julgamento dos trabalhos foram originalidade, criatividade, desenhos, figuras e imagens com a intenção de representar uma ideia através de um desenho criativo. A ilustração será usada nos materiais de divulgação do evento literário, como em fôlderes, cartazes e no formato virtual.

Segundo a diretora pedagógica Simone Silberschlag, o concurso tinha a intenção de envolver e mobilizar os estudantes em relação à Feira do Livro 2023, além de potencializar as habilidades deles. A vencedora do concurso vai receber como premiação um vale-livro no valor de R$ 150, além do de R$ 15 que todos os estudantes do município recebem. Os outros 39 alunos finalistas receberão um vale extra no valor de R$ 15.

Comissão avaliadora

• O grupo responsável por definir a ilustração da Feira do Livro 2023 foi formado pela secretária de Educação, Cultura e Desporto Isabel Machry; pela diretora pedagógica do Município Simone Silberschlag; pela supervisora da Emei Vó Olga e ilustradora de livros e de fôlderes de outras edições do evento, Beatriz Pedroso; pelo sócio-proprietário da Livraria Kadernu’s, de Arroio do Meio, e apoiador da Feira do Livro, Carlos Jacó Hollmann; e pela jornalista da Folha do Mate, Taís Dörr Fortes.

Fonte: Folha de Mato Leitão