O governador Eduardo Leite participou da inauguração do complexo industrial avícola da Dália Alimentos, em Arroio do Meio, na última sexta-feira à tarde, dia 13. O ato contou ainda com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entre outras autoridades do setor agropecuário. O prefeito Carlos Alberto Bohn marcou presença na solenidade juntamente com associados do Condomínio Avícola Mato Leitão.

Associados da cooperativa envolvidos no projeto

O empreendimento integra o Programa Frango de Corte, que abrange a produção de frangos, industrialização de produtos agropecuários de aves e derivados e a produção de rações animais. O investimento total é de aproximadamente R$ 200 milhões, com a geração de 350 postos de trabalho.

Leite destacou que a cooperativa, fundada em 1947 no município de Encantado, serve de inspiração para os gaúchos. Atualmente, a Dália tem mais de 3 mil famílias associadas e 2 mil funcionários. “Temos um Estado vocacionado ao empreendedorismo, a inovação e o trabalho, gente que não tem medo de serviço. O caminho para o Estado é dar oportunidade a quem gera riqueza”, disse.

A ministra Tereza Cristina, por sua vez, defendeu a importância do agronegócio gaúcho e brasileiro no cenário global. Ela também parabenizou a empresa pelo modelo de cooperativa baseado na união dos associados. “O que mais me encantou aqui na região são os jovens voltando para o campo. Isso me dá energia para fazer o Brasil cada vez mais agro, próspero e melhor. O que vocês estão fazendo aqui hoje é história e serve de exemplo para todo o país”, disse.

FRIGORÍFICO

O frigorífico em Arroio do Meio tem capacidade inicial de abate para 55 mil aves/dia. O primeiro está agendado para 27 de janeiro de 2020. O Condomínio Avícola Mato Leitão, para terminação de aves, receberá o primeiro lote em fevereiro.