O IBGE lançou dois processos seletivos para contratação de profissionais temporários que atuarão no Censo Demográfico 2020. No Rio Grande do Sul, o número de vagas chega a 12.899 e em todo o Brasil serão contratadas mais de 208 mil pessoas.

Para Mato Leitão estão abertas 5 vagas para a função de recenseador, cujo trabalho ocorrerá no segundo semestre. O coordenador regional do IBGE, Luiz Eduardo Braga, explicou detalhes do trabalho durante encontro na última sexta-feira, 6, na Secretaria Municipal da Agricultura. “Contamos com o envolvimento dos órgãos municipais para divulgar o processo seletivo. A prioridade é contratar pessoas do Município para o cargo de recenseador. O censo é um retrato extenso e profundo da população brasileira”, disse.
As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. Os profissionais contratados temporariamente pelo IBGE também terão direito a férias e 13º salários proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido pelo edital, que pode ser conferido no site da Cebraspe (www.cebraspe.org.br<http://www.cebraspe.org.br/>).
Os candidatos a recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Técnicos.

ENTREVISTAS

Os recenseadores são os profissionais que irão visitar todos as residências do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com o número de domicílios visitados. As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses.

PROCESSO

Prazo até 24 de março: Agentes Censitários Municipais / Agentes Censitários Supervisores (nível médio) e para Recenseadores (nível fundamental). As inscrições via internet pelo site da empresa Cebraspe. A taxa para as funções de nível médio é de R$ 35,80 e para Recenseador, de R$ 23,61.