Os professores e monitores da Escola Santo Antônio de Pádua, da Vila Santo Antônio, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o secretário de Finanças, Cleberton Ferreira da Silva. O encontro teve como tema principal ‘O projeto Nota Fiscal Gaúcha (NFG)’.

Este programa visa incentivar os cidadãos a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através dele, os cidadãos concorrem a prêmios e as entidades cadastradas são beneficiadas por repasses de dinheiro.

Através do programa, os cidadãos acumulam pontos sempre que solicitarem a inclusão do número do seu CPF no documento fiscal. Os pontos serão convertidos em bilhetes que possibilitam a participação em sorteios mensais. Mato Leitão tem somente 13% dos munícipes cadastrados: Colégio Poncho Verde com 601 apoiadores e ESF Centro com 445 (dados de agosto/2018).

Cleberton Ferreira enfatizou que muitos não aderem ao programa por receio do governo rastrear seus gastos e compará-los com o salário. Ele esclareceu que colocar o CPF no documento fiscal não significa que a pessoa comprou a mercadoria.

EDUCAÇÃO FISCAL

É a consciência social. Ensina o indivíduo a ser cidadão, a desenvolver o pensar coletivo em benefício da sociedade na qual está inserido.

 SAIBA MAIS

O que é sonegação? É a ação criminosa que retarda oi impede que o nosso dinheiro chegue aos cofres públicos. A consequência é que teremos menos políticas públicas e investimento para a população. Como podemos evitar? É só pedir a nota fiscal!