A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente recebe a partir de hoje (26) até 31 de outubro, inscrições de interessados em receber cisternas. Mato Leitão foi beneficiado com três unidades no programa Avançar na Agropecuária (Irriga RS/Cisternas).

As cisternas são destinadas para pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que tem em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros. A instalação das cisternas visa o auxílio na sustentabilidade das famílias do meio rural, para que desta forma, seja possível minimizar efeitos de estiagens.

As estruturas terão capacidade de 60.000 litros, com escavação, revestimento e cobertura de geomembrana, previamente dimensionados, por propriedade. A contrapartida do produtor é a aquisição e instalação de calhas e canos para a captação e condução da água da chuva, até a cisterna.

Os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 metros quadrados, assim como sistemas de calhas e canos instalados, até o início da execução dos serviços, para direcionar a água até os reservatórios.

COMDER

Os membros dos Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) farão a avaliação e aprovação dos produtores inscritos na terça-feira, dia 1º de novembro.

Mato Leitão será beneficiada com três estruturas. O valor total está limitado a R$ 21.066,07 por cada cisterna construída, sendo R$ 734,40 o teto para custos referentes ao serviço de escavação/hora-máquina e R$ 20.331,67 o teto para a instalação de cada reservatório revestido com geomembrana.