Com o tema ‘Liberdade, liberdade. Abre as asas sobre nós: (re) inventar e (re) existir’ Mato Leitão realizou na última terça-feira, 14, mais uma edição do Fórum Regional de Saúde Mental. Comitivas de vários municípios da região, integrantes da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, participaram do evento na Seubv.

O fórum é realizado há mais de 20 anos na região com o objetivo de integrar usuários, familiares, trabalhadores da Saúde, acadêmicos, docentes e comunidade. Com um público superior a 800 pessoas o evento de Mato Leitão se firmou como sendo o maior do Vale do Rio Pardo. O Coral Municipal da Terceira Idade, regência do professor Paulo Schonarth), fez apresentações especiais recepcionando ainda os grupos visitantes.

Apresentação especial do Coral da Terceira Idade

O ato de abertura contou com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e profissionais da área de Saúde. “É uma honra receber novamente as comitivas de toda a região. Mato Leitão sedia pela terceira vez esse evento. Muito nos alegra e a equipe se empenhou muito para oferecer um grande evento”, disse o prefeito Carlos Bohn.

A coordenadora Marilúci Reis, da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, afirmou que o evento de Mato Leitão, pela participação de público, é o maior da região. Em entrevista para a imprensa regional, Marilúci destacou que o fórum é de suma importância para aqueles que precisam de um cuidado especial.

GAITA

A gaiteira Camilly Marques, 11 anos, acompanhada pelo músico e pai Elemar, fez uma apresentação especial no fórum. Aluna do Colégio Poncho Verde, Camilly toca gaita desde os 5 anos.

ATIVIDADES

O público teve oportunidade de acompanhar diversas atividades. Além dos 13 municípios do Vale do Rio Pardo, o evento recebeu ainda comitivas de Santa Maria, Porto Alegre e Coqueiro Baixo (25 pessoas).

O show de talentos teve um total de 28 apresentações (entre individuais e de grupo) dando oportunidade para usuários da Saúde Mental mostrarem o seu talento na música, canto e teatro.

Outras atrações: rodas de conversa com os vários temas, brechó, oficinas de cultivo de orquídeas, Yoga, dança circular, bolha de sabão, venda de sorvetes e picolés, cucas e doces, Erva-mate da Bio Mate.

Oficina Cultivo de orquídeas