No último sábado pela manhã, 25, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram mais um mutirão na campanha nacional contra a Covid-19.

Mais de 100 pessoas foram atendidas na UBS Central para aplicação da dose 2 (Astrazeneca) e dose 1 para maiores de 18 anos. O trabalho segue normalmente nesta semana com atendimento na Sala de Vacina. Somente na quarta-feira à tarde, 29, a equipe não aplicará vacina tendo em vista atualização dos relatórios de atividades.

Mato Leitão, conforme atualização nesta segunda-feira (27), às 6h18min, atingiu o índice de 84% da população imunizada com 6.081 doses aplicadas, 3.642 dose 1, 2.271 dose 2, 140 com dose única e 28 com reforço. Estão com esquema vacinal completo 2.422 pessoas, índice de 53,6%.

NOVAS DOSES

O Rio Grande do Sul recebeu no final de semana novos lotes de vacinas contra Covid-19 da Pfizer e da Astrazeneca/Fiocruz. Com isso, na próxima segunda-feira (27), serão enviadas aos municípios 442.292 doses destinadas à vacinação de reforço de idosos, primeira dose de adolescentes e segunda da população acima de 18 anos.

REFORÇO

Mais de 33 mil pessoas no Estado já receberam as doses de reforço dos idosos acima de 70 anos (seis meses após a segunda ou única dose) e dose adicional às pessoas imunodeprimidas (28 dias após a segunda ou única dose).

Os dados foram elaborados a partir das atualizações mais recentes disponíveis no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), que nesta semana abriu aos municípios a possibilidade de registrar a dose extra.

O percentual de vacinados também passou a mostrar separadamente a cobertura entre adolescentes de 12 a 17 anos, os últimos a ingressarem entre os públicos vacinados. Quase 170 mil jovens dessa faixa etária já receberam a primeira dose de Pfizer – a única até o momento liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse grupo –, o que representa pouco mais de 19% do total de pessoas dessas idades no Estado.