O fortalecimento da agricultura familiar junto com o desenvolvimento do turismo são os projetos que obtiveram a maior votação na Consulta Popular 2019 em Mato Leitão. O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) confirmou 1.109 votos, índice de 31,5%, o segundo maior do Vale do Rio Pardo.

Mato Leitão foi superado somente por Ibarama que alcançou 1.421 votos, índice de 47,8% dos eleitores cadastrados. Nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo, coordenados pelo Corede/VRP, a consulta envolveu mais de 17 mil eleitores. A votação das prioridades ocorreu no início de setembro, dias 4, 5 e 6.

O governo estadual destinou ao Vale do Rio Pardo uma verba de R$ 742,8 mil, sendo que este valor dividido igualmente entre os dois projetos mais votados, cabendo R$ 371,4 mil para cada. A agricultura familiar, em Mato Leitão, obteve 1.022 votos e o, turismo 68 votos. Inovação tecnológica conseguiu 7, agroecologia 6 e educação ambiental outros 6 votos.

Na opinião do presidente do Comude, Cleberton Ferreira, o resultado da votação superou as expectativas. “Considerando que governo não elencou nos projetos prioritários as áreas da Educação, Saúde e Segurança Pública, havia certo temor quanto ao resultado em toda a região. Porém a comunidade local mais uma vez deu sua resposta e elegeu de forma expressiva as demandas da agricultura familiar e turismo”, disse. Ferreira destacou a participação das Agentes Comunitárias de Saúde e demais servidores municipais que se engajaram no processo de votação. A próxima etapa do processo será definida em reunião do Corede/Vale do Rio Pardo, a se realizar nos próximos dias.

MATO LEITÃO (3.728 eleitores)

– votação: 1.109

– votantes online: 119