A grande procura por serviços de açudagem evidencia a preocupação dos agricultores com a possibilidade e uma nova estiagem. Entre janeiro e outubro desde ano, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, recebeu a solicitação de 81 serviços através da Patrulha Agrícola.

Entre os pedidos estão a limpeza de açudes, ampliação e construção de reservatórios de água nas propriedades. O secretário João Carlos Machry explica que os serviços de açudagem fazem parte de um programa de governo. O agricultor deve procurar a secretaria para realizar o protocolo. Para ter o serviço executado, ele precisa pagar o valor da hora-máquina e recebe 50% de subsídio.

Neste ano o mês com maior solicitação de serviços foi março, total de 31 pedidos. No ano passado a Secretaria de Agricultura recebeu 42 pedidos.

CLIMA

O Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univate informa que a tendência é que a precipitação de chuva para os próximos meses fique abaixo do normal em dezembro e normal para janeiro. Para o trimestre de verão haverá influência do fenômeno La Niña e as projeções climáticas mostram que será registrada precipitação abaixo do normal e temperaturas médias acima do padrão climático.