No dia 20 de outubro, Mato Leitão receberá a unidade do Mama Móvel para realizar exames de mamografia. A ação, iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), faz parte da campanha Outubro Rosa de conscientização para o controle do câncer de mama.

O Cisvale, em parceria com o Mama Móvel, está disponibilizando uma unidade móvel para percorrer os 17 municípios consorciados, realizado 600 mamografias, divididas proporcionalmente aos municípios. O roteiro pelos municípios do Vale do Rio Pardo começa na próxima segunda-feira, dia 9.

A intenção, conforme o presidente do Cisvale, Gilson Becker, é ampliar o acesso aos exames de rastreio como a mamografia, que para mulheres com idade dos 50 aos 69 anos é indicado anualmente. A ação deverá percorrer os 17 municípios consorciados e contar com o apoio de prestadores de serviço da área credenciados ao Cisvale.

Em Mato Leitão, o Mama Móvel vai estar no dia 20 de outubro, a partir das 8h30min na UBS Central. Serão realizados 25 exames, faixa etária em 50 e 69 anos, e os beneficiários segue uma lista de pessoas inscritas na Secretaria Municipal da Saúde.

EXAME

A mamografia é feita dentro do consultório móvel e o resultado será encaminhado após, para a UBS Central.

Em casos em que houver a detecção de algum problema, o serviço de saúde de referência da paciente será comunicado com urgência, para os procedimentos necessários em caso de um diagnóstico que pode apontar um resultado positivo para câncer de mama.

O Outubro Rosa é fundamental para promover a saúde preventiva da mulher.