Um grande público prestigiou no último sábado à noite, 29 de setembro, ao 25º Encontro de Corais em Mato Leitão, promoção do Coral Misto Santa Inês. As apresentações dos nove grupos (6 municípios) ocorreram na Seubv.

Além dos grupos locais, participaram corais de Venâncio Aires, Santa Clara do Sul, Arroio do Meio, Vale Real, Capão da Canoa e Tupandi. O evento cultural teve ainda jantar (mais de 300 cartões) e baile com animação da Banda Art’Show. Na abertura, o prefeito Carlos Alberto Bohn destacou a importância dos grupos. “Não é fácil, mas vocês com dedicação e empenho todas as semanas com ensaios, mantém viva a tradição do canto coral”, disse. Bohn lembrou que um dos grupos em atividade no Município, Coral Municipal da Terceira Idade, completa neste ano 20 anos de atuação.

Prefeitura Carlos Bohn fez a abertura

LITORAL

Um dos grupos visitantes representou Capão da Canoa. O Coral Municipal trouxe 23 cantores para a Cidade das Orquídeas. Clair Geraldo Nitzsche participa há 10 anos. Ele considerou muito interessante o evento, principalmente pela importância de preservar a cultura. “Assim vamos conseguir manter viva essa arte musical no interior gaúcho”, citou. No próximo dia 20 de outubro, Capão da Canoa realiza o 32º Encontro Internacional de Corais.

GRUPOS

– Coral Misto Santa Inês (Mato Leitão): pertence à comunidade Católica Santa Inês e sua origem remonta a década de 1930 quando já existia o Coral Masculino de Cantores Cavalheiros Concórdia. Regente João Inácio Kroth. Fazem parte 24 cantores.

– Coral Vozes do Coração de Nova Santa Cruz (Santa Clara do Sul): regente Silvestre Bourscheidt

– Coral Municipal da Terceira Idade (Mato Leitão): fundado em 1988 conta com 22 integrantes. O professor Paulo Schonardt é o regente desde a criação do grupo.

– Associação de Cantores Vozes da Forqueta (Arroio do Meio): surgiu em 2004 contando com 21 integrantes. Paulo Roberto Haas é o regente que atua em vários municípios do Vale do taquari na área de Educação Musical e Regência.

– Associação Cultural e Coral São Martinho da Vila Palanque (Venâncio Aires): o grupo foi reativado em março de 2010 contando com 20 integrantes. João Inácio Kroth é o regente.

– Coral São Francisco (Santa Clara do Sul): coral fundado em 1882, tendo como regente Silvestre Bourscheidt.

– Coral Municipal Vale em Canto (Vale Real): fundado em 1998. Fazem parte 20 cantores e o regente é Douglas Schwantes

– Coral Municipal de Capão da Canoa: criado em 1985 conta com 25 integrantes. Douglas Schwantes é o regente.

– Grupo Vocal Tupandi: formado em 2002 conta com 12 integrantes. Professor Márcio André Orth.

Apresentação do Coral Santa Inês