Crédito da foto: Olá Jornal

O resultado do processo de votação da Consulta Popular 2016 na região do Vale do Rio Pardo foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 15, durante reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) e os representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul.  A assessora de gabinete Ana Paula Reiter representou Mato Leitão no encontro. Conforme a apuração foram registrados mais 29 mil votos na região.

A votação das prioridades aconteceu em todo o Estado durante os dias 5, 6 e 7 deste mês. As demandas votadas neste ano irão compor o orçamento estadual 2017. Ao total foram registados 20.343 eleitores on-line (site da Consulta Popular), 6.732 off-line (via aplicativo) e 2.046 por SMS/torpedo.

Em Mato Leitão participaram 684 eleitores, que na maior parte elencaram o apoio ao desenvolvimento da cadeia leiteira como prioritário para receber verba. Neste montante da Cidade das Orquídeas, 301 pessoas votaram na Consulta Popular pelo meio on-line e outros 383 no método off-line. Por meio de torpedo/SMS não houve nenhum voto.

Como Mato Leitão tem 3.537 eleitores, o percentual de participação ficou em 19,34%, sendo o quinto da região, tendo em vista o total de eleitores do município e o número de eleitores participantes da Consulta Popular. A Cidade das Orquídeas ficou atrás apenas de Ibarama (44,8%), Lagoa Bonita do Sul (29,41%), Vale verde (29,16%) e Boqueirão do Leão (22,16%).

Anualmente, o governo fixa o valor que será destinado para a consulta. As 28 regiões do estado selecionam os projetos.  Para a região do Vale do Rio Pardo foram destinados R$ 1,8 milhão.

Programas eleitos

Os programas eleitos pelo Baixo e Alto Vale do Rio Pardo foram:

1º – DESENVOLVIMENTO RURAL – Apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar, com 13.249 votos.

2º – AGRICULTURA – Correção, recuperação e manutenção do solo, com 5.763 votos.

3º – DESENVOLVIMENTO RURAL – Apoio a Agroindústria Familiar, com 5.329 votos.

4º – CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Arranjos Produtivos Locais (APLs), com 3.167 votos.

15 de julho de 2016 – Finanças