A secretária da Educação, Vera Beatriz Lermen Bohn, e a diretora pedagógica Simone Silberschlag acompanharam nesta semana, em Porto Alegre, a apresentação da estrutura do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê).
O ato, com participação do governador Eduardo Leite e secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, ocorreu no Palácio Piratini. O objetivo do programa é assegurar a alfabetização dos estudantes da rede pública de ensino. Em Mato Leitão, as atividades estão ocorrendo nas Emefs Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua e também no Colégio Estadual Poncho Verde. Os estudantes já estão utilizando o material didático complementar.
A previsão do governo estadual é de investir R$ 47,5 milhões anualmente contando com a adesão de todos os municípios gaúchos, beneficiando 235 mil estudantes. O Alfabetiza Tchê visa possibilitar que estudantes de instituições das redes estadual e municipal do Rio Grande do Sul estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O programa foi elaborado com base na Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc). Como forma de fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios, o governo trabalhou junto à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e à União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime-RS), atingindo 100% de adesão dos municípios.