O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Agricultura e Emater de Mato Leitão no desenvolvimento da cultura da erva-mate foi destaque no programa jornalístico Bom Dia Rio Grande da RBS TV.

No quadro ‘Campo e Lavoura’, exibido na programação desta quarta-feira (5), o técnico da Emater, Rudinei Pinheiro Medeiros, concedeu entrevista diretamente de uma lavoura de erva-mate, no interior de Mato Leitão. Ele destacou a importância da cultura na região, manejo e o trabalho de apoio aos agricultores desde o plantio até retirada das folhas que seguem para a indústria.

Em Mato Leitão, a erva-mate está presente em 125 hectares, especialmente na região de Santo Antônio. Medeiros comentou também o apoio da Prefeitura para incentivar o plantio da erva-mate nas propriedades. Neste ano, começou a funcionar o Programa Municipal Troca-Troca de Mudas de Erva-Mate.

Na primeira etapa, sete agricultores com propriedades nas regiões de Santo Antônio e Arroio Bonito compraram 4.100 mudas. A aquisição das mudas (entre 100 e 1.000 unidades por agricultor) contaram com subsídio de até 50% da Prefeitura.