Ocorreu no último final de semana, o Desafio 12 Horas, 11ª edição da já tradicional Papacorrida de Aventura, em Venâncio Aires na localidade serrana de Linha Deodoro e Linha Isabel. A matoleitoense Fernanda Finkler participou do desafio com a equipe AMS Esportes de Aventura de Canoas, conquistando a 3ª colocação entre os quartetos Expedição.

A prova desta categoria foi composta de 43 km de Moutain Bike, 200 metros de natação em um açude e 22 km de corrida em trilha, estradas e riachos, inclusive transpondo cachoeiras com o auxílio de cordas. A largada ocorreu meia noite de domingo, e a equipe AMS ultrapassou a linha de chegada 14 horas depois. “Foi uma corrida de alto nível, temos que seguir o caminho nos orientando por um mapa e isso pode resultar em algumas perdidas, várias equipes passaram por isso e algumas não completaram o percurso inteiro; nós ficamos das 2h até depois das 3h da madrugada procurando um ponto de controle em uma trilha. O frio de madrugada é muito intenso, é preciso muita força de vontade. Após amanhecer, com os corpos já cansados, tivemos que vencer o sono e seguir por mais 8 horas no caminho até concluir a prova. É uma experiência intensa, exige muita força física e um preparo psicológico, além do trabalho em equipe que é muito importante.”, relata Fernanda.

Ainda participou da corrida a dupla Radicalizando: Tiago Alves e Éder Alves, porém, após os primeiros 12 km a dupla teve que abandonar a prova.

Ciclismo 400 km

Além do desafio na corrida de aventura, no mesmo final de semana ocorreu o Audax 400, prova de ciclismo de estrada constituída de 400 km com largada em Porto Alegre às 10h de sábado, 30 de abril. Este desafio reúne ciclistas de todo o Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil também e tem por objetivo concluir o percurso estipulado em um prazo limite de 27 horas.

Participou deste evento esportivo o atleta matoleitoense Gabriel Finkler que concluiu o desafio já no domingo, 1º de maio, perto do meio dia, em 25,5 horas. “Foi o audax mais longo que já fiz até o momento, o clima tornou tudo mais difícil, pois, mesmo que eu estivesse me movimentando, a pedalada acarreta em muito vento e pedalamos a madrugada inteira. O sono também teve que ser vencido.”, conta o atleta. Agora Gabriel se prepara para o próximo desafio que são as competições pela Federação Gaúcha de Ciclismo que ocorrerão em Encantado nos dias 14 e 15 de maio.

5 de maio de 2016 – Educação, Cultura e Desporto