A Farmácia Básica Municipal, que funciona junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, implantou melhorias no atendimento ao público. Neste ano, a média de atendimentos no espaço foi de 2.243 pessoas por mês, o que representa mais ou menos 102 pacientes por dia. No período de janeiro a maio, foram 11.216 e em todo o ano passado foram realizados 27.774 atendimentos.

Foi justamente para garantir mais qualidade no serviço oferecido para todos os usuários que passam diariamente pela farmácia que o Município buscou recursos para realizar melhorias na estrutura do local. Por meio do programa Farmácia Cuidar Mais, o Governo do Estado repassou à Secretaria Municipal de Saúde o montante de R$ 100 mil. O montante deveria ser aplicado em melhorias na ambiência e na estrutura.

Segundo a farmacêutica Greice Dettenborn, o recurso foi utilizado, por exemplo, para a troca de piso da farmácia e aquisição de diversos itens que garantem mais qualidade para os medicamentos que são armazenados e distribuídos para a população. O valor enviado para cada Município leva em consideração o número de pacientes atendidos pelo Estado em cada cidade.

Na lista do que foi comprado estão paletes para armazenar os produtos farmacêuticos, carrinho para transporte de mercadorias, armários para estoque, ar-condicionado para garantir a temperatura adequada dos medicamentos, persianas para evitar a incidência da luz solar neles e câmaras de conservação de medicamentos com bateria, o que garante que eles fiquem refrigerados mesmo em momentos que aconteçam queda de luz, por exemplo.

AMBIENTE

A ambiência da farmácia também foi outro aspecto que recebeu investimentos. Para isso, foram adquiridas cadeiras, bebedouro, ar-condicionado para a área onde os pacientes são atendidos e aconteceu a reforma nos guichês de atendimento, que agora têm estruturas pensadas para dar mais privacidade ao paciente que está em atendimento.

Além disso, uma das principais novidades desse processo de remodelação física da farmácia foi a instalação de senhas eletrônicas. O sistema, que é inédito no setor público municipal, entrou em funcionamento há cerca de um mês e o principal objetivo é possibilitar a organização da fila de espera por atendimento, especialmente nos momentos de maior movimento.

O horário de atendimento da Farmácia Municipal é das 7h30min às 11h30min e das 12h30min às 19h.

EQUIPE

Na Farmácia Básica Municipal, UBS Central, atuam as farmacêuticas Franciéli Simon e Greice Dettenborn e a atendente administrativa Roberta Alessandra Salvador Carvalho. Na farmácia da UBS Santo Antônio, atua a farmacêutica Michele Cristina da Luz.

Fonte: Folha de Mato Leitão