Mato Leitão, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, confirmou adesão ao programa ‘Mais Pecuária Brasil’ da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) que visa promover o melhoramento genético dos rebanhos leiteiro e de corte.

A inclusão do município foi confirmada através de publicação do acordo de cooperação técnica no Diário Oficial da União. O programa, que atenderá pequenas propriedades da agricultura familiar, tem como objetivo atender em quatro anos cerca de 2,4 mil animais (inseminação). Mato Leitão possui atualmente cerca de 2,5 mil animais (gado leiteiro) e aproximadamente 500 de gado de corte.

A Prefeitura, com coordenação do médico veterinário Henrique Schonarth e apoio da Emater/Ascar (Rudinei Pinheiro Medeiros) indicará as famílias a serem incluídas no programa bem como acompanhar o trabalho que será realizado por equipes do governo federal. O secretário João Carlos Machry informou que o trabalho está em fase inicial de levantamento das propriedades que serão indicadas para participar do ‘Mais Pecuária Brasil’.

O QUE É

A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) é uma entidade fundada em 2011, constituída a partir da necessidade dos agricultores familiares do Brasil de ter voz autônoma em decisões referentes ao setor agrícola no país.