A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn está entre as 10 escolas com as melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região do Vale do Taquari. Conquistou 7 pontos, melhorando seu índice comparado a última avaliação em 2019.

DCIM100MEDIADJI_0439.JPG

Os novos índices foram divulgados na última sexta-feira, 23. O Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. A Emef Santo Antônio de Pádua, da Vila Santo Antônio, também avançou na sua nota em relação ao Ideb de 2019, alcançando 6,3.

O Colégio Estadual Poncho Verde, por sua vez, manteve a nota de 7 pontos em relação aos Anos Iniciais. A boa avaliação de todas as escolas coloca Mato Leitão na segunda posição geral, a maioria da região teve médias acima do Estado (5,9 pontos) e do país (5,8 pontos). Entre as cidades destaque, estão Nova Bréscia, com índice de 6,8. Em seguida Mato Leitão e Westfália (6,7) e Colinas (6,6).

A coordenadora pedagógica, Simone Silberschlag, cita que o resultado é fruto do trabalho coletivo entre o governo municipal e a comunidade escolar, com destaque para os constantes investimentos feitos pelo poder público na educação, dedicação e qualificação dos professores e engajamento dos pais e alunos.

Atualmente, Mato Leitão investe em média, cerca de 30% do orçamento na área de educação. A rede municipal conta com cerca de 562 estudantes distribuídos na Emei Vó Olga (179), Emef Santo Antônio de Pádua (275) e Emef Ireno Bohn (108).

APRENDIZAGEM

“Considerando o ano de 2021, sabemos que foi uma retomada depois de muito tempo de aulas remotas e uma organização que influenciou diretamente na aprendizagem dos estudantes. A evolução é uma busca constante e consideramos o sucesso de cada estudante de acordo com as suas possibilidades. É momento de agradecer a todos que permaneceram firmes no propósito da educação diante de tantas dificuldades que enfrentamos com a pandemia Covid-19”, destacou a coordenadora pedagógica Simone Silberschlag.

O QUE É

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice, que varia de 0 a 10 pontos, é o condutor de política pública à educação como uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade.