O governo do Estado divulgou na terça-feira (6) os resultados finais da Consulta Popular 2022/2023. A votação ocorreu entre 14 e 30 de novembro.

Mato Leitão ficou na primeira colocação no Corede Vale do Rio Pardo, mobilizando 20,70% dos eleitores cadastrados (3.929 no total). Foram 817 votos na Cidade das Orquídeas num trabalho coordenado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) envolvendo Agentes Comunitárias de Saúde, servidores públicos e voluntários.

O eleitor pode escolher em que áreas e projetos vão querer aplicar o recurso de R$ 1.857.142,86 da Consulta Popular. Na cédula de votação deste ano, foram cinco projetos, sendo que, os três projetos mais votados, serão os eleitos (R$ 785.714,28 para cada um).

Entre os projetos que foram eleitos como os prioritários na região estão Gestão Sustentável na Agricultura – Correção de Solo, com 1.429 votos; Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização de alimentos da agricultura familiar na região do Vale do Rio Pardo, com 6.064 votos e a construção de um Centro Regional de Acolhimento para Mulheres: 4.233 votos.

EXTRA

Apesar de ser a região com a segunda de maior número de votos na sua totalidade (13.052), o Vale do Rio Pardo ficou 7ª posição entre os Coredes do Estado em votos percentuais – somou 3,84% do total de votos, e vai ter um incremento de R$ 500 mil, que se soma aos R$ 1.857.142,86 da Consulta Popular.

“O município mais uma vez mostrou seu engajamento na Consulta Popular. Além de alcançar a meta de votação, ficou em 1º lugar no percentual de votação dos municípios do Vale do Rio Pardo. Parabenizo e agradeço a todos que participaram do processo de votação. A nível da região o resultado é satisfatório, alcançando a 7º colocação entre os Coredes e conquistando R$ 500 mil para o Corede VRP” disse a presidente do Comude, Marlise Viviane de Bittencourt.