Desenvolvimento rural, segurança, saúde e agricultura são as demandas eleitas pelo Corede Vale do Rio Pardo na Consulta Popular 2017, votação que ocorreu no início deste mês. Mato Leitão, com o segundo maior índice percentual regional, garantiu uma verba de R$ 46.103,90, no projeto desenvolvimento rural.

Através da mobilização do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) o Município alcançou 1.271 votos, índice de 35,73%. O projeto eleito que trata da prevenção ao êxodo rural, segundo informação do presidente Cleberton Ferreira da Silva, recebeu 612 votos. Nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo essa demanda conquistou mais 9,1 mil votos.

Ferreira revelou que a verba será aplicada na compra de equipamentos para agroindústrias familiares que contem com envolvimento direto de jovens. O próximo passo do Comude é elaborar, com o apoio da Emater, um projeto de aplicação deste recurso. A proposta precisa ser protocolada na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo no período entre 15 de setembro e 15 de janeiro de 2018. Por se tratar de ano eleitoral a expectativa é da liberação da verba ainda no primeiro semestre do próximo ano.

VALORES

Cada uma das quatro demandas aprovadas recebeu o montante de R$ 507.142,85 para aplicação dos municípios que alcançaram a votação necessária. O projeto saúde, com equipamentos e reforma da UTI do Hospital Ana Nery, foi o mais votado na Consulta Popular.