A administração Carlos Alberto Bohn/Arly Stöhr (Flecha) pretende investir mais de R$ 13 mil no mutirão da mamografia. Levantamento atualizado da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 192 pessoas estão na fila de espera pelo exame.

A Câmara de Vereadores analisa na reunião desta terça-feira, 25, projeto de lei que abre crédito adicional suplementar no orçamento para viabilizar o pagamento de exames de mamografia. O investimento será de R$ 13,7 mil de recursos próprios para manter em dia os exames através do SUS e Cisvale. Em 2019 o governo municipal já desenvolveu um mutirão idêntico para zerar a fila de espera.

A Secretaria de Saúde informa que a demanda reprimida está em 46 pacientes na faixa etária atendida pelo SUS (de 50 a 59 anos) e ainda 146 pessoas fora da faixa etária (até 49 anos e acima dos 70 anos). Nestes números de pacientes já foram descontadas as 70 cotas anuais de exames pactuados pelo SUS para Mato Leitão.

O mutirão irá atender os casos de prevenção uma vez que os de urgência a Prefeitura contratada diretamente com o Cisvale. O prazo estimado para atendimento dos exames na fila de espera é de até quatro meses. A realização do mutirão foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde em reunião ocorrida na segunda-feira, 24 de maio.