A Secretaria Municipal da Saúde, coordenada por Miriam Heinen Marques da Silva, está organizando uma campanha de prevenção aos focos do mosquito Aedes aegypti no município. A medida foi adotada tendo em vista a mobilização que está acontecendo nacionalmente em relação ao assunto para, desta forma, prevenir a ocorrência de casos no município. “Não há em Mato Leitão nenhum caso de doença transmitida pelo mosquito, mas se está adotando esta medida como forma de prevenção”, destaca Miriam.

Neste sentindo, o município adotou a Campanha Estadual de prevenção aos focos do mosquito Aedes aegypti e realizará no dia 12 de fevereiro um mutirão para prevenir focos do mosquito nos aglomerados urbanos do município. A nível, estadual esta campanha acontece no dia 13 de fevereiro, mas devido a logística do município, em uma decisão conjunta entre o Executivo Municipal e secretários, a data para o mutirão em Mato Leitão passou para o dia 12.

Todas as secretarias serão envolvidas neste mutirão, que irá percorrer todas as localidades, primeiramente em espaços públicos como comunidades, igrejas, ginásio, cemitérios e etc. Serão disponibilizados pela Administração veículos para as equipes e para coleta dos entulhos.  A divulgação da ação acontecerá a partir de cartazes e folders.

Doenças transmitidas

O Aedes aegypti é responsável pela transmissão do vírus da dengue, por espalhar a febre chikunguya e, outro vírus, identificado pela primeira vez no Brasil em abril do ano de 2015, o zika. Apesar de menos agressivo que a dengue, o zika vírus pode estar relacionado a um aumento expressivo no número de bebês nascidos com microcefalia. Por isso, que nos últimos meses houve uma intensificação nas campanhas contra o mosquito.

Alguns cuidados que devem ser tomados

A Secretaria da Saúde em parceria com o Departamento do Meio Ambiente lista alguns cuidados que devem ser tomados para prevenir a reprodução do mosquito: É essencial evitar o acúmulo de água parada; deve-se colocar terra nos pratos que ficam embaixo dos vasos, pois ela manterá a umidade para a planta e evitará a reprodução do mosquito; o lixo de casa também pode acumular água e favorecer o crescimento do Aedes aegypt, e por isso é importante fechar bem os sacos plásticos e colocar o lixo na rua apenas nos dias de coleta pelo caminhão do lixo; é aconselhável que as gestantes usem repelente ajuda a manter o mosquito longe, evitando picadas, mas é interessante lembrar que o produto deve ser reaplicado a cada seis horas para que seu efeito seja mantido e deve conter uma substância chamada DEET.

Decreto

Através de uma medida provisória emitida pela presidente Dilma Rousseff, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do Vírus da Dengue, do Vírus Chikunguya e do Zika Vírus, órgãos competentes no município ficam autorizados a criar um decreto de emergência que determina a execução das providências administrativas necessárias no combate ao mosquito Aedes aegypti. A medida, de caráter preventivo, prevê ações como ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, para o controle do inseto transmissor da dengue, da febre chikunguya e do kika vírus.

Em Mato Leitão, a ideia de fazer o decreto foi discutida durante reunião dos secretários na manhã de hoje, 5 de fevereiro, mas somente na semana que vem vai ser decidido se a medida preventiva será adotada ou não.

5 de fevereiro de 2016- Saúde