Realizar uma gestão participativa, valorizando o associado. Essa é a principal meta da nova diretoria do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) que foi eleita em dezembro último. A posse ocorrerá em breve, em data ainda a ser definida.

A chapa liderada por Sílvio Jaeger recebeu a maioria dos votos no pleito ocorrido em assembleia. O Nova conta atualmente com 71 associados ativos, residentes em Mato Leitão, Venâncio Aires e Passo do Sobrado. O mandato da nova diretoria é pelo período de 2 anos. Jaeger já ocupou o cargo durante duas oportunidades, entre os anos de 2012 e 2015.

O calendário de atividades para 2020 será definido e apresentado nas próximas semanas. O primeiro compromisso será em março com exposição na cidade de Nova Petrópolis, na Serra gaúcha. Antes disso, neste final de semana (11) ainda pelo cronograma de 2019, a entidade marcará presença num evento em São Leopoldo.

A ideia da diretoria é realizar neste ano exposição estadual de Venâncio Aires e, em 2021, em Mato Leitão. Outra proposta é de pleitear a organização do Dia do Orquidófilo no próximo ano. O evento estadual (junho), neste ano, será em São Sebastião do Caí.

DIRETORIA

– presidente: Silvio Aurélio Jaeger

– vice-presidente: Airton Müller

– tesoureiro: Luciano Weiss

– vice-tesoureiro: José Heidt

– secretária: Márcia Müller

– vice-secretária: Grazieli Winkelmann

METAS

Valorização do associado; incentivar participação em exposições; auxiliar na identificação as plantas; palestras técnicas e troca de experiências; visitas aos orquidários dos sócios; excursões para exposições no Estado; incentivar renovação das plantas; participar nos eventos da Federação Gaúcha de Orquidófilos; aumentar a participação dos sócios nas reuniões (distribuição de plantas) e criar um Núcleo de Apoio Técnico.

MANDATOS

“O Nova cresceu como associação. O saldo do nosso trabalho é positivo”, avaliou o ex-presidente Cláudio Cruz. Ele destaca a 1ª Exposição Nacional de Orquídeas em dezembro último juntamente com a terceira edição da Festa das Orquídeas. “Fechamos nosso trabalho com chave de ouro com essa exposição. A repercussão na região foi muito grande”, disse.

As palestras técnicas também foram destaque na gestão de Cláudio Cruz. “Os encontros trouxeram mais conhecimento para associados e demais orquidófilos do Estado. Com o Marcos Antônio Campacci o Nova conseguiu ainda projeção nacional através de uma reportagem numa revista especializada de São Paulo”, comentou. Os outros dois palestrantes, de nível nacional, que estiveram em Mato Leitão foram Delfina de Araújo e Roberto Martins.

Cláudio Cruz