Um novo decreto (nº 4.541) com medidas de enfrentamento ao coronavírus foi publicado nesta sexta-feira (17) pelo prefeito Carlos Alberto Bohn. Está reiterado o Estado de Calamidade Pública para fins de prevenção e enfrentamento a pandemia determinando medidas emergenciais sanitárias e de afastamento social em Mato Leitão.

A partir de agora está permitida a reabertura dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. O funcionamento, no entanto, deverá seguir diversas medidas que constam no decreto municipal e em portaria da Secretaria Estadual da Saúde. A partir de agora é obrigatório o uso de máscaras pelas pessoas que prestam atendimento ao público nos estabelecimentos.

A Prefeitura recomenda ainda que toda a população passe a usar máscaras como forma de prevenção ao Covid-19. Os órgãos públicos, que estavam somente com expediente interno, voltarão a atender as pessoas a partir da próxima quarta-feira, 22, observando medidas de higienização, limpeza e distanciamento social.

ASSOCIAÇÕES

As entidades comunitárias, ginásios de esportes, bares, canchas de bocha e similares seguem proibidos de realizar qualquer atividade esportiva e de recreação. Está permitido que os estabelecimentos fiquem abertos, observadas as medidas de higienização, limpeza e distanciamento social, com ampla oferta de álcool gel para uso público.

FISCALIZAÇÃO

Equipes da Prefeitura percorreram ontem estabelecimentos comerciais da cidade e interior explicando detalhes das novas regras. A Prefeitura realizou ainda a demarcação dos espaços próximos aos supermercados, agências bancárias e outros pontos de aglomeração para garantir o distanciamento mínimo entre as pessoas. Em caso de descumprimento das regras está fixada uma multa de R$ 1 mil e, no caso de reincidência, R$ 4 mil.

PEDIDO

Um dos artigos do decreto municipal reforça o pedido para toda a população mantenha o isolamento social, ficando em casa, e deslocando-se apenas o estritamente necessário, e, nesse caso, com utilização da máscara.