Está em andamento o trabalho de revisão do Plano de Saneamento Básico considerado de extrema importância para o desenvolvimento do município, com questões ligadas à qualidade de vida e bem-estar da população. A proposta abrange um horizonte de 20 anos de planejamento abrangendo todo o território.

A revisão está sendo coordenada pela Lógica Assessoria Ambiental Inteligente com acompanhamento de um comitê participativo (representantes de secretarias) e equipe técnica. O plano precisará atender requisitos estabelecidos em lei federal e, sem a adequação, o município terá cada vez mais restrições para captação de recursos.

Uma das metas na atualização é ampliar o debate com a população, tanto que está agendada uma audiência pública para 28 de janeiro na Câmara de Vereadores. O plano visa à melhoria das condições de saúde e bem-estar da população, através da universalização do acesso ao saneamento.

ÁGUA

Em Mato Leitão, o abastecimento de água é realizado por diversas associações hídricas: Asagua, Duque de Caxias, Santo Antônio, São José, Aurora e Travessão Boa Esperança Alta.

ÁREAS DO PLANO

• abastecimento de água potável
  • esgotamento sanitário
  • limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos