A data de 10 de novembro é especial para Mato Leitão. Neste dia, no ano de 1991, mais de três mil eleitores (localidades de Venâncio Aires e Cruzeiro do Sul) participaram do plebiscito que confirmou a vontade popular pela criação do novo Município.

Os registros mostram que 3.039 eleitores estavam aptos para votar no processo em 16 seções. O ‘sim’ venceu com 1.661 votos (60,57%) votos, ‘não’ com 1.045 (38,11%), 13 votos brancos e 23 nulos. O plebiscito teve 297 abstenções. Foi respeitada a vontade expressa por cada comunidade exceto São Miguel (Venâncio Aires) tendo em vista a descontinuidade territorial. O ex-governador Alceu Collares sancionou a lei estadual número 9.607 que criou oficialmente o Município de Mato Leitão, em 20 de março de 1992.

“Não parece que já se passaram 30 anos (10/ 11/1991). Recordo, como se tivesse acontecido ontem, a mobilização de toda a comunidade: crianças, jovens, adultos e idosos, todos trabalhando em torno de um objetivo comum, a vitória no plebiscito”, destacou Eunice Heuser, a primeira prefeita de Mato Leitão. O comício de encerramento da ‘campanha do sim’, defronte à Igreja Matriz Santa Inês, ocorreu com as ruas e praça na escuridão.

São quase três décadas de município marcadas por muito desenvolvimento. “De uma forma geral cito a melhoria na qualidade de vida da população, especialmente os avanços na saúde, educação, comunidades do interior, redes de água, acessos às propriedades. É preciso citar os investimentos no setor primário, indústria, comércio e infraestrutura urbana com ruas pavimentadas, passeios públicos e avenida. Enfim, a vila sem infraestrutura se transformou na pequena, mas bonita e acolhedora Cidade das Orquídeas”, afirmou.

Eunice comentou também da honra de fazer parte desta história por ter sido eleita como primeira prefeita do município. “Sei que os primeiros passos foram fundamentais. Destaco o empenho dos primeiros servidores públicos que iniciaram a caminhada comigo em janeiro de 1993, quando o município foi de fato instalado: sem móveis, ferramentas e maquinários. E hoje somos exemplo de desenvolvimento na região”, disse.

“Não tenho dúvidas que a emancipação foi um grande negócio. Parabenizo à Comissão de Emancipação na pessoa do presidente Adolar Reiter sem deixar de lembrar de forma especial a todos os integrantes do grupo que já partiram. Parabenizo a população que acreditou neste sonho e, por isso, se tornou realidade. Parabenizo na pessoa do prefeito Carlos Alberto Bohn e vice-prefeito Arly Stöhr (Flecha) a todos os gestores municipais que com o seu trabalho engrandeceram o município”, completou.

DCIM101MEDIADJI_0151.JPG