O prefeito Carlos Alberto Bohn assinou na quinta-feira, dia 14 em Porto Alegre, a documentação do convênio com o governo do Estado para mais uma obra de pavimentação asfáltica em Mato Leitão.

O trecho a ser pavimentado, no programa Pavimenta 2, é da Estrada Frederico Guilherme Schwarzbold, numa extensão de 2,1 quilômetros. Trata-se da estrada entre o Acesso 20 de Março (igreja evangélica) e a RSC-453, passando defronte ao União da Boa Esperança Alta. A projeção é de um investimento de aproximadamente R$ 2,6 milhões, sendo R$ 1 milhão repassado pelo Estado e o restante contrapartida da Prefeitura.

A assinatura do convênio ocorreu com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann. Na próxima segunda-feira, dia 18, o governo inicia o repasse da primeira parcela do pagamento. O restante dos recursos será pago quando publicada a ordem de início e em determinadas porcentagens de conclusão das obras.

EDITAL

Até o anúncio dos municípios contemplados nesta nova etapa do Pavimenta, que ocorreu na última quarta-feira (13), a Prefeitura trabalhou na montagem da proposta por quase dois anos.

A habilitação do Município ao edital publicado pelo governo do Estado se deu em 30 de maio de 2022. Em seguida, equipes trabalharam no encaminhamento de documentos, elaboração e adequações do projeto. A Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito vai executar serviços de limpeza, alargamento, canalização e base da estrada.

MAIS DE 200 MUNICÍPIOS

O governo do Estado está liberando R$ 251,3 milhões nesta nova etapa do Pavimenta, beneficiando 237 municípios.

Além dos valores do Estado, as obras também vão receber contrapartida dos municípios no valor de R$ 146,6 milhões, totalizando R$ 397,9 milhões destinados à melhoria da infraestrutura rodoviária.

O Pavimenta 2 dá seguimento à primeira fase do projeto, iniciado em 2021, que já havia investido R$ 378,7 milhões em obras de pavimentação em 408 municípios e um consórcio, com contrapartidas municipais de R$ 210,85 milhões. Com o anúncio, o programa atinge a marca de 89% das cidades do Estado atendidas.