O prefeito Carlos Alberto Bohn viaja hoje para Brasília. Liberação de verbas e andamento de projetos em vários ministérios são alguns dos compromissos.

Está confirmada também uma mobilização de lideranças regionais na reivindicação de recursos para serviços na área de saúde. O pleito envolve municípios atendidos pelo Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, referência ainda para Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.

A ideia principal da comitiva é visitar deputados com base eleitoral na região para pleitear emendas parlamentares no custeio de serviços. Contatos no Ministério da Saúde não estão descartados mas dependem do resultado dos encaminhamentos com os parlamentares gaúchos. Carlos Bohn destaca as dificuldades do hospital em manter os serviços diante da falta de repasses do governo. “Cada vez mais os municípios assumem essa conta que só aumenta. Vamos tentar esse aporte extra até como forma de compensação”, disse.

No ano passado, Mato Leitão investiu R$ 2,7 milhões na Saúde, 18,80% da receita total de contribuições e impostos (municipais, estaduais e federais). Legalmente o índice mínimo é de 15%. O Executivo realiza também um repasse mensal ao HSSM que é referência para a população mato-leitoense. O valor definido no novo contrato passou para R$ 24 mil como complemento para manutenção dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).