O novo modelo de concessão de rodovias à iniciativa privada, que envolve a RSC-453 e outras rodovias, foi tema de uma reunião na manhã da segunda-feira (16) na Casa Civil, em Porto Alegre. Carlos Alberto Bohn e outros quatro prefeitos debateram diversos temas com o Chefe Arthur Lemos e o Secretário Extraordinário de Parcerias, Leonardo Busatto.

O deputado federal Lucas Redecker (PSDB) e os prefeitos Marcelo Caumo (Lajeado), João Henrique Dullius (Cruzeiro do Sul), Danilo Bruxel (Arroio do Meio) e Jonas Calvi (Encantado) acompanharam a reunião no Palácio Piratini. Os prefeitos reforçaram a contrariedade ao modelo de outorga, debateram a localização das praças de pedágio (Cruzeiro do Sul e Encantado) e compensação financeira (fundo regional) para municípios. “O Estado é que vai tomar a decisão final sobre a localização das praças, seguindo critérios técnicos e com o menor impacto possível”, disse Arthur Lemos.

Carlos Bohn reafirmou a posição de contrariedade sobre a possibilidade da transferência da praça de Cruzeiro do Sul para a divisa com Mato Leitão. “Não há fundamentação técnica, pois o trecho é curto, há duas estradas que dão acesso a localidades e o local conta com diversas possibilidade de rotas de fuga. A mudança pode até resolver um problema, mas vai criar outro”, afirmou.

O secretário Leonardo Busatto lembrou que a elaboração de uma proposta final do modelo de concessão será concluída até o final do mês e, em seguida, apresentada ao governador Eduardo Leite. As obras prioritárias nas rodovias, incluindo a RSC-453, também foram debatidas e estarão incluídas na proposta.

Carlos Bohn com o secretário Leonardo Busatto