O plano de trabalho para a reconstrução das pontes no Arroio Sampaio, divisa entre Mato Leitão e Cruzeiro do Sul, está aprovado pelo governo federal.

As estruturas foram destruídas no último dia 30 de abril, início do maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul. O encaminhamento inicial da documentação foi realizado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, tendo em vista o Estado de Calamidade Pública com anuência de Mato Leitão, que está enquadrado como Situação de Emergência.

Na manhã desta quinta-feira, dia 23, os prefeitos Carlos Alberto Bohn, de Mato Leitão, e João Henrique Dullius, de Cruzeiro do Sul, acertaram detalhes da parceria entre as prefeituras objetivando a reconstrução das pontes. No plano de trabalho consta também a reconstrução de uma terceira ponte no Arroio Sampaio, estrutura destruída no território de Cruzeiro do Sul.

Na reunião, em Cruzeiro do Sul, participaram ainda o Assessor de Gabinete Evandro Lenhart (Mato Leitão) e, por Cruzeiro do Sul, o Assessor Jurídico Samuel Beuren e os engenheiros Carlos Alberto Persch e Carolina Fachinetto.

SITUAÇÃO ATUAL

O empenho de R$ 2.831.200,00, para reconstrução das pontes é baseado nos parâmetros de valor definido pelo governo federal, está aprovado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Deste valor, R$ 2.130.600,00, corresponde as duas pontes na divisa entre os municípios. A terceira estrutura, território de Cruzeiro do Sul, envolve R$ 700.600,00.

Além da reconstrução, tramita junto ao governo federal pedido para demolição e retirada de escombros no Arroio Sampaio.

PARCERIA

– Mato Leitão providenciará a elaboração dos novos projetos estruturais (‘ponte de ferro’ e de Sampaio Baixo)

– Cruzeiro do Sul será responsável pelo processo administrativo e encaminhamento da documentação junto à Defesa Civil Nacional

– na fase de execução das obras, será definida eventual participação financeira complementar de cada município