A coleta de lixo domiciliar em Mato Leitão, tanto na cidade como interior, será o foco principal de uma campanha que a Prefeitura irá lançar em junho. A data é o dia 5, considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Detalhes do trabalho foram debatidos pelo prefeito Carlos Alberto Bohn com os secretários João Carlos Machry (Agricultura e Meio Ambiente), Isabel Machry (Educação, Cultura e Desporto) e integrantes das duas secretarias. A ideia é elaborar e divulgar junto às famílias material com esclarecimentos sobre o sistema que está em funcionamento no município.

Também foi proposto o envolvimento das Agentes Comunitárias de Saúde e dos professores em sala de aula. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais.

COLETA LIXO

Desde setembro do ano passado o sistema de coleta de lixo em Mato Leitão teve alterações a partir da contratação da empresa Transportes Serviços do Vale (TSV). A principal novidade é um dia exclusivo (quinta-feira) para o material reciclável. São recolhidos metais, papéis, vidros e plásticos.

– urbano: segunda-feira com coleta convencional

quinta-feira com o material seletivo

sábado com coleta convencional

– interior: quarta-feira com coleta convencional e seletiva

COMO AJUDAR O MEIO AMBIENTE

Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras. Dicas importantes para preservar o meio ambiente: economize água e energia; não compre animais silvestres sem autorização; evite hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário; sempre que possível, deixe seu carro em casa; prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental; reaproveite e recicle; não desperdice alimentos.