A Secretaria Municipal da Agricultura vai novamente auxiliar os produtores na campanha contra a febre aftosa. As doses da vacina (4,5 mil) serão adquiridas pelo poder público e distribuídas gratuitamente. O agricultor será responsável pela aplicação.

A primeira etapa da campanha de vacinação da febre aftosa, prevista para maio, foi antecipada para o período de 16 de março a 14 de abril de 2020, de acordo com parecer do Ministério da Agricultura. A dose da vacina segue a mesma das etapas anteriores, de 2 ml, quando passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C).

A campanha foi assunto na primeira reunião deste ano do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) na última segunda-feira à noite, 2, no Restaurante Skina. A antecipação faz parte da estratégia do Estado para ser declarado pelo ministério como livre de aftosa sem vacinação, a fim de obter, em um segundo momento, o reconhecimento internacional dessa condição pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

EXPOAGRO

A excursão de Mato leitão para a 20ª Expoagro Afubra está marcada para 18 de março. A prioridade é para os conselheiros do Comder, integrantes do Grupo do Leite e agricultores. Inscrições na Secretaria da Agricultura. Saída às 7h30min. A Expoagro acontece entre os dias 18 e 21 de março em Rio Pardo.