Uma audiência pública no final da tarde da terça-feira, 24, concluiu a elaboração do projeto de lei referente ao orçamento de Mato Leitão para 2021, o primeiro ano do novo governo Carlos Alberto Bohn/Arly Stöhr (Flecha), reeleitos recentemente.

O valor estimado é de R$ 28,5 milhões, R$ 1,5 milhão a mais que no atual exercício. O secretário de Finanças, Cleberton Ferreira da Silva, fez a apresentação dos detalhes da proposta que será agora encaminhada para análise e votação pelos vereadores. O projeto deverá entrar na pauta do Legislativo na sessão ordinária do dia 1º de dezembro.

O vice-prefeito Arly Stöhr (Flecha) em Exercício, secretários, assessores e comunidade acompanharam a audiência na sede da Câmara, respeitados os protocolos de distanciamento social e proteção individual por conta da pandemia Covid-19. Cleberton Ferreira destacou que o planejamento da proposta levou em conta a realização das receitas dos últimos três anos, estimativas dos próximos períodos, além do atual cenário econômico estadual e nacional.

Para o próximo ano as principais receitas seguem sendo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com R$ 9,1 milhões, ICMS de R$ 6,9 milhões e R$ 557 mil de IPTU. “O orçamento é muito dinâmico. Pode mudar a todo instante com a confirmação de recursos extras como de emendas parlamentares”, disse Ferreira. Apesar de todas as incertezas na economia tendo em vista a Covid-19, a projeção do atual orçamento (R$ 27,4 milhões) deverá se confirmar até o final do ano.

ESCOLAS

A maior ‘fatia’ do orçamento para 2021 é da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto com R$ 7,1 milhões. A Prefeitura trabalha com a matricula de 561 estudantes na rede municipal (Emei Vó Olga, Emef Ireno Bohn e Emef Santo Antônio de Pádua), sendo 472 em turno integral.

ORÇAMENTO

– Câmara de Vereadores: R$ 630 mil