Na quinta-feira, 4 de fevereiro, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata completou 21 anos de fundação.

Nas mais de duas décadas de história, a entidade tradicionalista já passou por vários momentos marcantes como a realização do primeiro rodeio crioulo, em 2007, a primeira cavalgada feminina, em 2011, a inauguração da pista de laço no Parque Municipal das Orquídeas, em junho de 2016, mesmo ano em que ocorreu o primeiro rodeio em Mato Leitão. Outro passo importante dado pela entidade foi o início da construção da sede própria, também no Parque de Evento, na Vila Santo Antônio.

A obra começou em 2019, mas por causa da impossibilidade do CTG de realizar eventos no último ano, em virtude da pandemia Covid-19, o projeto ainda não foi concluído. Hoje, cerca de 70 famílias são associadas à entidade.

EX-PATRÕES

Eraldo de Souza Costa (já falecido); Antônio Rodrigues da Costa; José Franco Ribeiro e Eusébio Hermes. Renato Dameda é o atual patrão e o prefeito Carlos Alberto Bohn Patrão de Honra.

SEDES

– 2000 a 2009: chácara de Eraldo Costa