Uma comitiva do CTG Querência da Mata estará em Canguçu, 21ª Região Tradicionalista (RT), para acompanhar a geração e distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul. O ato está marcado para o próximo sábado (13) e inclui também um desfile de tradicionalistas.

O acendimento da Chama Crioula, marco de abertura dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul, percorre as principais regiões tradicionalistas. A comitiva do Querência da Mata, com o apoio da Prefeitura, parte nesta sexta-feira (12), às 9h, do Parque Municipal das Orquídeas, na Vila Santo Antônio.

A cavalgada, segundo o patrão Renato Dameda, percorrerá 300 quilômetros passando por Canguçu, Amaral Ferrador, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Rio Pardo, Passo do Sobrado e Venâncio Aires. Após receber uma centelha, os tradicionalistas partem de Canguçu no sábado com chegada prevista para Mato Leitão no dia 21, ao meio-dia. Por dia, a comitiva pretende percorrer cerca de 33 km.

Dameda destaca que são 15 cavalarianos, sendo 10 do CTG Querência da Mata, 3 do CTG Chaleira Preta (Venâncio Aires) e outros 2 do CTG Lenço Branco (Venâncio Aires), além da equipe de apoio.