O CTG Querência da Mata vai realizar a tradicional cavalgada para buscar a centelha da Chama Crioula deste ano. O percurso de 60 quilômetros, a partir de Encantado começa no próximo dia 2 de setembro.

A centelha será distribuída pela 24ª Região Tradicionalista (RT) durante evento em 4 de setembro, no Cristo Protetor. O patrão do CTG, Renato Dameda afirma que está empolgado com a cavalgada, já que, por conta da pandemia de coronavírus, os eventos tradicionalistas estão suspensos. “Já estamos com tudo organizado. Nos reunimos há poucos dias, vacinamos os cavalos e deixamos tudo em ordem” disse.

O percurso de ida (saída do Parque Municipal de Orquídeas) será de 74 km e na volta outros 66 km com término na Vila Santo Antônio. Além dos 24 cavaleiros, mais sete pessoas vão com carro de apoio. Assim como no último ano, quando a chama também foi distribuída pela 24ª RT, o CTG Querência da Mata manterá a centelha em uma chácara particular, já que a entidade ainda não tem uma sede própria. O espaço do CTG está em construção no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. “Minha chácara é o local que temos para deixar, pois é coberto e todos do CTG podem se revezar para cuidar do fogo. Já fizemos assim no último ano”, disse.

A programação da Semana Farroupilha de Mato Leitão deve ser definida até metade do mês. A entidade pretende realizar jantares, mas o patrão reforça que os eventos dependem de liberação da Prefeitura.

Fonte: Folha de Mato Leitão