A Escola Santo Antônio de Pádua inaugurou em dezembro, na reta final do ano letivo, um projeto de estímulo à leitura. O ‘Quiosque da Leitura Portal dos Sonhos’, espaço no pátio da escola, está disponível para crianças e comunidade em geral que se interessam pela leitura.

O quiosque conta com uma ‘geladeira’ literária repleta de livros e revistas com diversos assuntos para leitura. A inauguração reuniu alunos, professores e autoridades como o prefeito Carlos Alberto Bohn, secretária de Educação Isabel Cristine Machry, presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) Paulo Renato da Rosa e gerente do Sicredi Mato Leitão Mauro Stöhr (cooperativa repassou recursos).

A inauguração do quiosque da leitura

O espaço literário foi projetado pelo arquiteto e ex-aluno da escola Maicon Schu. Participaram ainda a Afubra (doação dos pallets para os bancos do quiosque), Antônio Simon (Refrigeração Simon) que doou a geladeira, Fabiano Theisen (integrante da APM) que auxiliou na construção do quiosque e a bibliotecária e professora Janine da Costa que organiza o projeto.

Montagem do espaço contou com o envolvimento de parceiros

A diretora Cátia Roberta Vogt da Rosa destaca o objetivo do projeto. “O local foi criado para que possamos ler, viajar, imaginar e nos encantar com as leituras! O quiosque à disposição dos alunos, professores e de toda a comunidade”, disse. A professora cita que a escola apostou na ideia de ter um lugar para todos terem acesso à leitura, fazendo o melhor para a educação. ‘A leitura faz a gente viajar por caminhos nunca vistos’ é uma das frases usadas no envelopamento da geladeira literária.