O vice-prefeito em Exercício Arly Stöhr (Flecha) encaminhou ao Legislativo projeto de lei confirmando convênio entre Prefeitura e Governo do Estado para utilização de recursos da Consulta Popular 2020/2021.

Mato Leitão foi contemplado com R$ 16.883,00 para apoio à agricultura familiar no projeto ‘fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização de alimentos da agricultura familiar’ através da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

A verba do Estado foi liberada em outubro e a Prefeitura participará com contrapartida de R$ 6.977,00. O plano de trabalho prevê a compra de caixas plásticas, balcões móveis para Feira do Produtor Rural e aquisição de uma câmara fria que servirá para armazenamento dos alimentos e ficará à disposição auxiliando no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Aquisição Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que envolvem diretamente 16 famílias.

O Município é essencialmente agrícola, sendo que a maioria composto por pequenas propriedades rurais, que trabalham no sistema da agricultura familiar, sendo o projeto de lei uma alternativa para comercialização de produtos. A proposta será apreciada e votada na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 9, com início às 19h.

VETERINÁRIO

Outro projeto de lei prevê a contratação de um Médico Veterinário para atuar na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. A contratação (30 dias) servirá pra suprir falta de servidor efetivo, que entrará em período de férias, previsto para dezembro.

Os vereadores analisam também o projeto que altera o contrato com o Consórcio de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A alteração se refere a inclusão do município de Minas do Leão no consórcio regional.