A agricultura familiar fornecerá novamente gêneros alimentícios para a merenda servida aos estudantes de Mato Leitão, neste segundo semestre. Uma nova etapa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) envolverá 14 famílias residentes em várias localidades do interior.

O trabalho é coordenado pelo técnico da Emater Rudinei Pinheiro Medeiros com apoio das secretarias da Agricultura e Educação. A previsão é da compra de 6,9 toneladas de produtos, sendo que 475 quilos estão destinados para o Colégio Estadual Poncho Verde. No ano passado, o investimento na merenda chegou a R$ 263 mil, R$ 91 mil repassados pela União e R$ 171 mil do Município.

Há três anos Rudinei Medeiros acompanha o trabalho com as famílias, começando pela produção até a venda dos produtos. “O saldo é positivo, tanto pela questão de uma renda extra como na parte social. A cada ano o interesse por estes programas está aumentando”, disse.

Reunião definiu detalhes para o segundo semestre

A Prefeitura apoia os projetos de produção e venda de alimentos, realizando inclusive o transporte dos produtos. No mês passado, o Município recebeu do Estado um caminhão baú Ford, através de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social.

PRODUTOS

Neste segundo semestre, os agricultores irão fornecer 24 itens diferentes. Na relação estão açúcar mascavo, ovos, laranja, tomate, bergamota, banana, cenoura, limão, maracujá melado, pepino, repolho, entre outros.

PAA

Agricultores locais participam também do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os alimentos são repassados para entidade assistenciais e famílias carentes. Uma vez por semana, a Prefeitura recolhe e transporta os alimentos oriundos da agricultura familiar até Lajeado. O programa envolve 99 produtores 13 de municípios diferentes.

RENDA EXTRA

Residente na Vila Sampaio, a aposentada Eloci Scheibler, 57 anos, capricha na produção de diversos gêneros alimentícios. É garantia de renda extra. “Gosto do que faço, mas precisa de dedicação. Muitas vezes tenho trabalho nos sábados e domingos”, diz.

Eloci integra o grupo de famílias que fornece produtos para a merenda escolar e no projeto social em Lajeado. Nestas duas vendas, por ano, a renda supera R$ 9 mil. “Tenho também clientes que me procuram em casa. São vizinhos e até pessoas de Lajeado. Tem vezes que chego a faturar R$ 150,00 no final de semana”, comenta.

Atuando há quatro anos no projeto da merenda, Eloci produz diversos alimentos como cenoura, repolho, brócolis, espinafre, couve-flor, beterraba, tempero verde, entre outros.

Eloci Scheibler cultiva vários produtos em Sampaio

SAIBA MAIS

No primeiro semestre, a Prefeitura investiu R$ 135 mil na compra de produtores para a merenda escolar, atendendo 965 alunos das escolas Vó Olga, Santo Antônio de Pádua e Ireno Bohn. No ano passado, o investimento total chegou a R$ 263 mil, R$ 91 mil da União e R$ 171 mil do Município.