Uma solenidade na tarde da segunda-feira, dia 13, marcou oficialmente a inauguração da ampliação e reforma da Farmácia Básica Municipal, que funciona junto a UBS Central. O ato contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

As melhorias foram realizadas com recursos do programa Farmácia Cuidar Mais, do governo estadual, num montante de R$ 100 mil. Além das ampliações na estrutura, foram adquiridos diversos equipamentos e móveis para proporcionado qualidade aos serviços oferecidos à população. A Farmácia Básica Municipal atende cerca de 2,3 mil pessoas a cada mês.

O prefeito Carlos Alberto Bohn, primeira-dama Vera Beatriz Lermen Bohn, vice-prefeito em Exercício Arly Stöhr (Flecha), vereadora Marcela Machry Eggers (presidente do Legislativo), deputado estadual Airton Artus, secretário municipal Arcênio Maldaner (Saúde), coordenadora regional da Saúde, Mariluci Inocência Reis, entre outras autoridades acompanharam a solenidade. Participaram também alunos da Emef Ireno Bohn com apresentações de música e dança.

A farmacêutica Greice Goerck e o usuário Roque Alfonso Henckes destacaram a importância da ampliação que beneficia toda a comunidade. O prefeito Carlos Alberto Bohn também enfatizou o empenho e dedicação de todos os profissionais que atuam na área da Saúde. “Temos duas unidades de saúde no município e, esses investimentos, nos dão condições para seguir com os avanços nos atendimentos. Em breve vamos inaugurar a ampliação do prédio da UBS Central, também com apoio do Estado”, disse.

A secretária Arita Bergmann lembrou da meta do governo estadual que é priorizar a prevenção no cuidado com a saúde. “A missão prioritária defendida pelo governador Eduardo Leite é cuidar das pessoas. E esse cuidado observei aqui em Mato Leitão”, afirmou. Ao lado do prefeito Carlos Bohn e demais autoridades, a secretária conheceu a atual estrutura da UBS Central e conversou com diversos usuários.

CUIDAR MAIS
O programa do Governo do Estado Farmácia Cuidar+ iniciado em 2021, com objetivo de ampliar, qualificar e promover os serviços farmacêuticos clínicos nas Farmácias de Medicamentos Especiais nos municípios gaúchos.

UBS AMIGA DO IDOSO

Na ocasião, a secretária Arita Bergmann entregou o Selo Prata Unidade Básica de Saúde (UBS Central) Amiga do Idoso.

A certificação conferida pela Secretaria Estadual da Saúde às Unidades Básicas que fazem parte da Rede Bem Cuidar e implementaram as ações propostas pelo programa, alcançando indicadores para a promoção da saúde dos idosos.

Para atingir a certificação, as unidades que já receberam o Selo Bronze precisam seguir aplicando as ações e evoluir outros indicadores, como consolidar as notificações de violências contra pessoas idosas, elaborar e executar um plano de assistência domiciliar, entre outros.