A equipe de profissionais da Saúde Mental, da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu ontem à noite (13), mais uma atividade alusiva ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.

O médico psiquiatra Rafael Moreno, graduado em Medicina e Pós-Graduado em Psiquiatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), palestrou sobre o tema ‘Conversa sobre a Depressão e prevenção ao Suicídio’. O evento, na Seubv, reuniu um bom público, inclusive com a presença de estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Poncho Verde.

A atividade contou também com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde. O psiquiatra revelou que, infelizmente, os índices de suicídio estão aumentando no Brasil, especialmente em municípios da região Norte. O Rio Grande do Sul, disse Rafael Moreno, segue apresentando a maior taxa de suicídios no país, sendo o maior número de vítimas entre os homens, com idade entre 40 e 50 anos.

A campanha Setembro Amarelo, em Mato Leitão, tem como tema ‘Sua Vida Importa’. O suicídio, fenômeno presente ao longo de toda a história da humanidade, é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. No entanto, o conhecimento dos fatores de risco e sinais de alerta pode auxiliar na sua prevenção.