Na manhã da segunda-feira, 1º de fevereiro, o prefeito Carlos Alberto Bohn recebeu a visita do Supervisor Regional da Emater José Claudio Secchi Motta. O extensionista Rudinei Pinheiro Medeiros, que atua na Cidade das Orquídeas, acompanhou o encontro na Prefeitura.

José Claudio Secchi Motta

Motta, residente em Santa Cruz do Sul, atuará no cargo pelos próximos dois anos auxiliando os escritórios municipais da Emater espalhados na regional num total de 39 municípios. Em Mato Leitão, a Emater com os técnicos Claudiomiro da Silva Oliveira e Rudinei Pinheiro Medeiros atuam em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

As tratativas para renovação do contrato de prestação de serviços entre Prefeitura e Emater (período de 1 ano, podendo ser prorrogado) foi um dos assuntos do encontro, sendo que a definição ocorrerá nos próximos dias. “A parceria aqui no município é muito forte. Nosso propósito é de continuar nesse trabalho de apoiar os agricultores”, destacou o prefeito. A Emater/Mato Leitão atende mais de 600 famílias residentes em 13 localidades.

SOLEDADE

O escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade é composto por 39 municípios e está dividido em cinco microrregiões administrativas. Nesta região, estão abrangidos os Coredes Alto da Serra do Botucaraí (16 municípios) e Vale do Rio Pardo (23 municípios).

A região é caracterizada por heterogêneos sistemas de produção, sendo compostos pelos cultivos de grãos (soja, arroz, milho, trigo), pecuária de corte e leite, fruticultura, olericultura e fumo. Destacam-se ainda os processos de agroindustrialização da produção.

COREDE

O Corede Vale do Rio Pardo possui em torno de 4,8% da população do Estado e um PIB per capita maior que a média do RS. Além da cultura do fumo, destacam-se a produção leiteira, a fruticultura e as culturas do feijão e milho como principais cultivos da região.