A vacinação de gestantes com a vacina AstraZeneca/Fiocruz está suspensa em Mato Leitão. A Secretaria Municipal de Saúde segue recomendação do Estado.

As gestantes que já realizaram a primeira dose (D1) com este imunobiológico devem aguardar orientações com relação à aplicação da segunda dose (D2). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) investiga possíveis efeitos adversos pós-inoculação em gestantes.

O Ministério da Saúde investiga o caso de uma grávida que desenvolveu trombose dias após ter recebido uma dose da AstraZeneca no Rio de Janeiro. A pasta confirmou a morte da gestante na segunda-feira.

VACINAS

Mato Leitão receberá uma câmara de conservação de vacinas. No total, o Estado distribuirá 310 equipamentos para municípios com menos de 100 mil habitantes.

No total, 310 câmaras de conservação de vacinas vão ser entregues aos municípios do As câmaras operam com temperaturas entre 2°C e 8°C e capacidade de 200 litros. Os equipamentos são destinados ao armazenamento de insulina, vacinas e outros medicamentos.